quarta-feira, 29 de maio de 2013

Role-Playing Game ( RPG)


Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Embora não sejam obras audiovisuais, os RPGs são classificados pelo Ministério da Justiça do Brasil através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação



Resenha
O RPG ( Role-playing game) é geralmente jogado em tabuleiros ou com fichas dos personagens em folhas. O Mestre( a pessoa que é  responsável por narrar a história) diz o que esta acontecendo e o que vai acontecer no drama no decorre do jogo. O jogador narrar as ações do próprio personagem e com isso ele mesmo toma as consequências de cada escolha sendo boa ou não.
Existem vários tipos de jogos, sendo dos mais conhecidos como os medievais a contemporâneo. Nos rpgs temos já as histórias já criadas como os RPG's Dungeons and Dragon e Tormenta, mas também podem criar uma história e narrar elas para os jogadores só que para isso tem que ter uma criatividade boa.
Também temos os rpgs online que você criar a conta e joga na pagina da web, na minha opinião não poderia entrar no conceito de rpg porque não hã um mestre narrando.
Temos Anime e Mangãs de rpg também onde viram jogos depois e é muito bom de joga-los.
No rpg hã regras, tem que saber a distribuir pontos na ficha do personagens, tem até dados especiais, temos de D-6 à D-100 ( Dados de 6 lados à até 100 lados) que são muito usados em um jogo de rpg.
Alem disso tudo existem dois tipos de jeitos de jogar o rpg tem o 3D&T e o D&T.

3D&T
3D&T, anteriormente conhecido como "Defensores de Tóquio", é um sistema simples de RPG que satiriza os animes, mangás, jogos de lutae séries japonesas (Tokusatsu) indicado para jogadores iniciantes . Foi criado por Marcelo Cassaro, antigo editor executivo da revista Dragão Brasil, com o objetivo de apresentar o RPG para iniciantes ou para pessoas que não têm como gastar muito.
Nele, o jogador tem um número de pontos (determinado pelo Mestre) e com eles define as características de seu personagem, além de comprar vantagens e pericias. A facilidade para criação de personagem e o preço acessível fez desse um jogo popular no Brasil. Muitos começaram a jogar RPG com o 3D&T, que depois de um tempo ganhou um cenário oficial chamado Tormenta que é baseado em vários cenários de RPGs de fantasia medieval. O Manual Defensores de Tóquio Terceira Edição Turbinado Ampliado e Revisado veio simplificar ainda mais o jogo, mudando as regras de combate e o sistema de magias.

D&T
Dungeons & Dragons (abreviado como D&D ou DnD) é um RPG de fantasia medieval desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos Estados Unidos pela TSR, Inc., empresa de Gary Gygax. Hoje o jogo é publicado pelaWizards of the Coast. Suas origens são os wargames de miniaturas (principalmente o Chainmail). A publicação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos e foi lançada no Brasil pela Grow.
Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D se destaca dos wargames tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores em um tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que atua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras a cada situação descrita.

Aqui estão algumas fichas de personagens, tabuleiros e dados de rpgs.

Dados de RPG ( De 6 lados à 100 lados)



Ficha de Personagens

Tabuleiro de RPG




Nenhum comentário:

Postar um comentário